25 de Maio de 2023

Por que utilizar o pagamento recorrente?

A implementação de novas ferramentas no setor de compras e vendas é uma realidade que já faz parte da rotina. 

Comprar pela internet, pagar com aplicativos ou com QR Code são algumas das facilidades que trouxeram muito mais praticidade para os consumidores, praticidade essa que também considera a segurança dessas transações. 

O pagamento recorrente também entra nessa lista e pode ser definido como um modelo de entrega de produtos ou serviço em que o consumidor se torna um assinante, ou seja, realiza pagamentos de um valor por período. 

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o pagamento recorrente, seu funcionamento e suas principais vantagens. 

Entenda o que é pagamento recorrente 

Como já adiantamos, o pagamento recorrente é uma maneira de pagar por serviços ou produtos por meio de cobranças de assinaturas, que podem ser planos ou mensalidades. 

A característica principal do pagamento recorrente é que a cobrança ocorre automaticamente. 

Os produtos e serviços, nessas assinaturas, podem ser incrementados e modificados, mas todo mês o usuário pagará o mesmo valor por isso. 

O pagamento recorrente é programado e a plataforma contratada se encarrega desse controle para ambas as partes.

Dentre os serviços que utilizam o sistema de pagamento recorrente, os principais são: 

  • Condomínios;
  • Cursos;
  • Editoras;
  • Empresas de telecomunicação;
  • Plataformas de streaming. 

Como é o pagamento recorrente

O funcionamento do pagamento recorrente acontece mediante a cobranças futuras. Dessa maneira, a empresa estabelece o prazo de vencimento e a frequência (mensal, anual, entre outras) de forma apropriada. 

Depois, acontece a conclusão da transação por meio de diferentes métodos, como cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta. Isso tudo, é claro, com a autorização prévia do cliente. 

Os tipos de pagamento recorrente

Um pagamento recorrente pode ser disponibilizado aos clientes de diferentes formas, as quais vamos explicar sobre as que mais se destacam: 

  • Assinaturas

A assinatura é o primeiro tipo e, talvez, um dos mais conhecidos pagamentos recorrentes.  

Esse método prioriza a fidelização do cliente ao propor comodidade no recebimento de mercadorias em casa, somado a possibilidade de desfrutar de recompensas exclusivas. 

Existem diferentes tipos de assinaturas, como mensais, trimestrais ou anuais, e o valor é fixado de acordo com o contrato criado. 

  • Planos

Já os planos são ofertas criadas pelas empresas para atrair novos clientes e costumam oferecer características diferentes para cada opção. 

Por mais que o serviço ou produto principal permaneça o mesmo, cada plano oferece vantagens diferentes que irão depender da escolha que melhor se adequa ao perfil do consumidor. 

Nessa possibilidade, geralmente o cancelamento do plano não encerra imediatamente o acesso, permitindo que o cliente aproveite até o final do ciclo, independentemente de descontos programados ou não.

  • Mensalidades

Propor ao público a opção de mensalidades é outra forma de pagamento recorrente escolhida por empresas de diversos nichos. 

A diferença nesse caso é que  as mensalidades não oferecem flexibilidade na escolha do ciclo de cobrança. 

Se por acaso o cliente quiser realizar o cancelamento, podem ser aplicadas multas. Apesar de ser uma forma de serviço mais convencional, também houve modernização nessa modalidade, permitindo o pagamento recorrente automático.

Diferença entre pagamento recorrente e pagamento parcelado

A leitura dos tópicos acima pode causar uma dúvida: qual a diferença entre pagamento parcelado e pagamento recorrente, já que em tese eles são similares? 

Nesse ponto é preciso entender que o pagamento recorrente é contratado por um período de tempo, como se fosse uma assinatura. 

Já o pagamento parcelado bloqueia o total da compra no cartão de crédito, diferentemente do pagamento recorrente. Percebeu a diferença?

As vantagens do uso de pagamento recorrente em instituições de ensino

Como  já citamos, o pagamento recorrente de cursos, por exemplo, pode ser uma possibilidade interessante para instituições de ensino. 

Nós, da Mannesoft Prime, empresa voltada para soluções de gestão para o setor educacional, focamos em auxiliar instituições que lidam com o pagamento e a inadimplência. 

Com o nosso sistema de gestão completo e intuitivo, oferecemos um método de pagamento integrado que simplifica e agiliza todo o processo. 

O resultado disso é uma redução significativa da inadimplência, permitindo que as instituições mantenham uma saúde financeira sólida e concentrem seus esforços na geração e manutenção de matrículas.

Ao adotar o sistema de gestão da Mannesoft Prime, as instituições educacionais podem se beneficiar de um método de pagamento recorrente que é eficiente e extremamente seguro.

Entre em contato conosco para saber mais!

Acesse nosso blog e siga-nos no LinkedIn para saber mais sobre as tendências e novos desafios enfrentados no setor de Educação.

Leia também