06 de Dezembro de 2021

Passo a passo para a sua instituição se adaptar à escola remota

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de coronavírus, as instituições de ensino precisaram buscar alternativas para continuar com o processo de ensino e aprendizagem. Porém, mais do que aulas remotas, todo o trabalho de gestão educacional também precisou ser adaptado à nova realidade.

A transformação digital na educação foi acelerada durante a pandemia, levando as instituições de ensino a se reinventarem. Para o pós-pandemia, a expectativa é que algumas das mudanças implementadas em caráter emergencial sejam adotadas de forma permanente.

A tendência para os próximos anos letivos é que as instituições de ensino continuem combinando inovação, processos humanizados e ferramentas tecnológicas para tornar a aprendizagem cada vez mais eficiente.

Além da sala de aula, essa mudança também irá atingir a gestão educacional, já que existem diversas formas de automatizar atividades e tornar os processos mais eficientes. 

Com isso, a escola demonstra que está efetivamente passando pela transformação digital e tem as ferramentas necessárias para dar todo o suporte necessário a professores e alunos. 

Confira o passo a passo de como adaptar outras áreas da instituição para funcionarem de forma remota:

1. Facilite as matrículas e rematrículas

A captação de alunos é uma das áreas mais importantes da instituição e o período de matrículas costuma ser bastante agitado.

Embora a instituição não esteja funcionando de maneira presencial, é preciso investir nos meios online, como site, páginas em redes sociais e formas de fazer com que a sua escola seja encontrada por potenciais clientes.

Com um sistema de gestão educacional, o gestor tem ainda uma visão integrada das matrículas, rematrículas e inscrições em cursos extracurriculares.

A tecnologia possibilita o controle das informações acadêmicas, financeiras e contábeis, com suporte a cancelamentos, transferências de alunos e administração de descontos a qualquer hora e de qualquer dispositivo com acesso à internet.

2. Invista na comunicação

A comunicação é um dos pilares de uma instituição de ensino bem-sucedida, especialmente após a implementação do ensino à distância.

Para isso, é preciso investir em uma comunicação eficiente com todos os públicos da escola remota, como pais, alunos e professores.

Ao utilizar e-mails, listas de transmissão, grupos, SMS e outras formas de facilitar o diálogo, é possível manter as informações sempre atualizadas e criar um relacionamento mais próximo com a comunidade.

Com isso, você cria uma gestão mais democrática e transparente, deixando claro para os atuais e futuros alunos que, mesmo com a redução das aulas presenciais, as atividades continuam ocorrendo com qualidade e excelência.

3. Tenha um controle financeiro

A inadimplência e o cancelamento de matrículas estão entre os principais desafios dos gestores escolares durante a pandemia.

Essas questões precisam ser monitoradas de perto para evitar que se transformem em um problema para o fluxo de caixa da instituição.

Com a tecnologia é possível simplificar a gestão financeira e contábil, oferecendo várias opções de cobrança bancária, além da concessão e controle de bolsas, descontos e convênios.

Além disso, as ferramentas integradas às demais áreas facilitam o monitoramento da inadimplência e o registro das renegociações, por meio de relatórios, gráficos e dashboards personalizados.

4. Automatize atividades burocráticas

Mais do que somente agendar aulas online, o sucesso do processo de ensino e aprendizagem depende de uma série de atividades burocráticas, como recebimento de atividades, notas, criação de boletins, frequências e muitas outras.

Embora sejam importantes para o dia a dia, essas tarefas costumam ocupar muito tempo dos professores, principalmente no período de adaptação ao ensino remoto.

Nesse sentido, a tecnologia é a principal aliada da gestão educacional, já que oferece diversos modelos de controle de frequência e dá suporte às rotinas de fechamento do ano letivo.

Os professores e gestores podem emitir diversos documentos e relatórios, gerenciar a reserva de materiais e equipamentos, além de utilizar uma ferramenta integrada de aplicação de simulados.

O Mannesoft Prime é um software de gestão desenvolvido especialmente para a área educacional e tem recursos exclusivos para atender às necessidades dos gestores de escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

O Prime tem todas as ferramentas para a gestão educacional e corporativa da sua instituição, seja no ensino remoto, presencial ou híbrido.

Para saber mais sobre o sistema de gestão que facilita a adaptação para a escola remota, entre em contato com um de nossos consultores.

 

Leia também