22 de Setembro de 2022

Os principais desafios na gestão de escolas de idiomas

A gestão educacional exige uma visão ampla e estratégica de todos os setores da instituição de ensino. A gestão de escolas de idiomas, exige não só planejamento pedagógico, organização de carga horária dos cursos e grade curricular, como a administração das matrículas, mensalidades e demais burocracias administrativas e financeiras.

É possível dizer que há 6 pilares na gestão educacional, como já analisamos em outro momento. Neste artigo, você vai entender como funciona cada um dos pilares da gestão de escolas de idiomas, quais são os principais desafios encontrados em cada etapa e como a tecnologia pode colaborar para contorná-los.

Como funciona a gestão de escolas de idiomas? 

Uma boa gestão educacional integra 6 pilares: planejamento pedagógico, financeiro, administrativo, de comunicação, de tempo e de recursos humanos. A seguir, entenda a função e os desafios encontrados em cada um deles.

1 - Gestão administrativa

A gestão administrativa engloba a etapa de tomada de decisões e o gerenciamento de recursos humanos e materiais, sendo responsável por gerenciar e integrar os outros cinco pilares da gestão. Nessa etapa são estabelecidos os processos operacionais e administrativos da escola de idiomas.

Desafios:

Definir metas organizacionais é o primeiro grande desafio na gestão de escolas de idiomas. É preciso estabelecer alguns parâmetros que devem nortear a gestão, como aumentar o número de alunos ou melhorar a reputação da escola, e as rotinas administrativas, dos professores, da gestão e ainda dos alunos, pais e responsáveis, garantindo um ambiente favorável para um bom desempenho de todos.

2 - Gestão do tempo

Na gestão do tempo, o foco é a produtividade dos professores e colaboradores e a eficiência dos processos sem desperdício de recursos. Essa etapa é essencial para identificar as ferramentas tecnológicas que podem colaborar com a otimização do tempo e como elas podem ser aplicadas na rotina da instituição para deixar que tarefas mecânicas e repetitivas sejam automatizadas.

É possível digitalizar documentos e criar rotinas de automação para envio de boletins, comunicados, boletos de pagamento etc. A automação desses processos reduz a possibilidade de erro humano e reduz custos de operação e recursos materiais, com impressão. 

Desafios:

A demora na execução de tarefas e os equívocos na alocação de recursos para uma determinada tarefa atrapalham a rotina em escolas de idiomas. Uma boa gestão do tempo ajuda a reduzir os erros e eliminar o retrabalho.

3 - Gestão pedagógica

A gestão pedagógica está relacionada ao ensino e ao processo de aprendizagem. Em escolas de idiomas podem haver vários cursos ofertados, de diferentes línguas, além de várias turmas de um mesmo curso, ou diferentes níveis.

Desafios: 

Fazer o planejamento didático de todas as disciplinas e distribuição dos horários de aula e da carga horária dos professores de forma que nenhum se sobreponha. Além de desenvolver métodos para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

4 - Gestão financeira

É função da gestão financeira viabilizar recursos para o gerenciamento do orçamento, mantendo a escola de idiomas financeiramente saudável. Na gestão financeira é feito o controle do recebimento das mensalidades e pagamento das despesas com infra-estrutura, funcionários e professores.

Desafios:

Integrar o fluxo financeiro de diferentes setores da escola de idiomas, controlar a inadimplência e gerenciar a cobrança de novas matrículas e mensalidades são alguns dos desafios enfrentados durante a gestão financeira. Uma boa gestão financeira pode ajudar a reduzir o índice de inadimplência.

5 - Gestão de recursos humanos

Uma escola de idiomas não se faz só com professores, é preciso outros profissionais responsáveis pela administração, limpeza e manutenção da instituição. A gestão de recursos humanos é responsável por capacitar e engajar os colaboradores na implementação do projeto pedagógico.

Desafios:

A capacitação dos profissionais é o principal desafio dessa etapa. A qualidade do ensino está diretamente ligada às habilidades técnicas e emocionais dos educadores. A boa reputação desses profissionais ajuda a fidelizar e atrair mais alunos para a escola.

6 - Gestão da comunicação

A gestão da comunicação inclui a comunicação interna, entre colaboradores, e comunicação externa, com alunos, pais e comunidade. Uma escola de idiomas também precisa marcar presença digital, criando uma comunicação consistente em todos os pontos de contato com a marca, redes sociais, site, e-mails marketing etc.

O planejamento de promoções, descontos em mensalidades e matrículas também precisa ser incluído nesse planejamento, assim como no planejamento financeiro. Essas ações permitem atrair público e fidelizar alunos. 

Desafios:

A retenção e aquisição de novos alunos é um desafio que se renova a cada semestre nas escolas de idiomas. A comunicação e o planejamento de marketing ajudam a manter os alunos engajados e atrair novos alunos para a instituição.

Com uma boa ferramenta de gestão de comunicação é possível identificar hábitos dos clientes e traçar um perfil do público alvo, desenvolvendo campanhas mais assertivas.

Como a tecnologia pode colaborar na gestão de escolas de idiomas?

Em meio a tantos processos, protocolos e tomadas de decisões, a tecnologia ajuda a integrar as etapas e dar unidade ao processo de gestão educacional. Já falamos dos benefícios de utilizar um sistema de gestão educacional para administrar sua instituição.

Uma solução importante que impacta não só na gestão do tempo, mas ajuda a melhorar a fluidez em todas as etapas da gestão educacional é a automatização de processos administrativos e financeiros.

Com um sistema de gestão educacional, também fica mais fácil fazer a gestão pedagógica e planejar o próximo ano letivo.

Na gestão financeira, a tecnologia ajuda a evitar desperdícios de recursos e eliminar as dezenas de planilhas de controle. Além de integrar o processo de cobrança de mensalidades e matrículas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo a inadimplência.

Essa integração impacta diretamente no clima organizacional da instituição de ensino, facilitando a gestão de pessoas e da comunicação interna. 

Além disso, um bom sistema de gestão educacional já está conectado aos principais pontos de contato da marca, viabilizando a comunicação externa e potencializando a retenção e aquisição de novos alunos.

Agora, você já sabe sobre o impacto da transformação digital na educação, conheça um sistema capaz de implementar todas essas soluções na sua instituição de ensino.

Conte com um sistema de gestão educacional integrado

O Mannesoft Prime é um sistema de gestão educacional (ERP) desenvolvido para atender às necessidades e aumentar a eficiência operacional de instituições de ensino.

A gestão de uma escola de idiomas é uma tarefa complexa que envolve muitas responsabilidades e desafios. O uso de um sistema de gestão educacional, como o Mannesoft Prime, pode ser muito útil para aumentar a eficiência operacional e simplificar o gerenciamento de atividades.

Uma das principais vantagens do Mannesoft Prime é a facilidade de uso, com uma interface intuitiva e treinamentos disponíveis, os funcionários podem se adaptar rapidamente ao novo sistema, economizando tempo e recursos. Além disso, o sistema é totalmente web, o que facilita a implantação e permite acesso de qualquer lugar.

Outra vantagem importante é o suporte a processos. O Mannesoft Prime permite que as escolas de idiomas continuem realizando seus processos internos de maneira segura e eficiente, sem interrupções ou complicações. Isso é fundamental para garantir a qualidade do ensino e a satisfação dos alunos.

O Mannesoft Prime também tem um baixo impacto de mudança, o que simplifica a migração para o novo sistema sem interferir nas tarefas cotidianas dos profissionais. Isso é fundamental para garantir a continuidade dos processos e evitar problemas na transição.

Além disso, ao utilizar um único sistema para gerenciar todas as atividades da escola de idiomas, é possível reduzir os custos com a contratação de diversos sistemas e bancos de dados. Isso pode ser muito útil para escolas de idiomas que buscam economizar recursos e aumentar a eficiência operacional.

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