08 de Setembro de 2022

Como otimizar a gestão de cursos livres?

O comportamento do consumidor não para de mudar. Por isso, a gestão de cursos livres é um bom negócio a ser investido, mas precisa se adequar às características atuais. 

Um exemplo nítido é o aumento da procura por cursos online. Só o portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registrou um aumento de 106% na busca por esta modalidade em comparação aos quatro primeiros meses de 2019 e 2020. 

Contudo, quem está online busca por agilidade em todo o processo. Para oferecer uma boa experiência ao cliente, o setor da educação precisa atender às demandas por completo: desde um conteúdo de qualidade até uma gestão de cursos online bem feita na parte administrativa e financeira.

O caminho para isso é otimizar o processo de gestão, resultando na captação de novos alunos, fidelização de clientes e excelente posicionamento no mercado. Mas como colocar em prática em sua escola de cursos livres? É o que mostraremos a seguir!

O que são cursos livres?

Os cursos livres fazem parte da educação profissional, pois possibilitam que qualquer pessoa desenvolva uma habilidade específica dentro de uma área de atuação. 

Eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas estão amparados pela legislação conhecida como Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996, no Decreto nº 5.154/04. Por isso, a emissão de certificados de finalização do curso livre fica a cargo da instituição ofertadora do ensino. 

Outros pontos são que os cursos livres podem ser presenciais ou a distância, não exigem pré-requisitos dos alunos, têm a carga horária reduzida e podem abordar diversos assuntos. 

Estas características destacam as vantagens da modalidade de ensino, principalmente para quem busca uma oportunidade de conhecer ou se aprofundar em determinado tema de interesse.

Mas como realizar a gestão de cursos livres?

Investir em cursos livres é um bom negócio porque sempre há público para um aprendizado rápido e de qualidade. Porém, a boa gestão é fundamental para facilitar a administração e garantir uma atuação forte no mercado.

Para otimizar as ações estratégicas, o gestor precisa conhecer o público, acompanhar as tendências do mercado e buscar feedback do serviço prestado. 

Outro ponto importante é entender que a tecnologia pode colaborar na otimização de tempo e automação de algumas tarefas. Por isso, é importante buscar um software de gestão que unifique todas as demandas. 

Se ele for desenvolvido especialmente para a área educacional, melhor ainda! É como acontece com o Mannesoft Prime, que realiza a gestão a oferta de cursos extracurriculares e aumenta a flexibilidade de planos de pagamentos e cobranças. 

Sendo assim, torna-se possível oferecer cursos livres de diversas durações, estruturar as grades curriculares, disciplinas, conteúdos programáticos e atividades complementares, além de controlar  processos, fluxos, solicitações e requerimentos para organizar as informações financeiras.

A experiência do cliente também é beneficiada com o uso do software graças a um portal específico para relacionamento entre alunos, pais, professores e egressos. 

ERP nas instituições de ensino

O Mannesoft Prime  é um sistema de gestão educacional para escolas de idiomas, escolas de cursos livres, colégios, faculdades, centros universitários, universidades e redes de ensino.

Ele oferece um painel exclusivo para gestores e diretores acompanharem informações estratégicas da instituição de ensino por meio de gráficos, cubos e indicadores de desempenho em tempo real.

Prático, o software de gestão de cursos livres pode ser acessado diretamente de um tablet ou smartphone. 

Agilize os processos do dia a dia da gestão de cursos livres da sua instituição. Peça uma demonstração do Mannesoft Prime! 

Leia também