17 de Junho de 2020

Quais os maiores desafios da gestão educacional?

Os desafios da gestão educacional são muitos. Para proporcionar um processo de ensino/aprendizagem de qualidade, focado nos alunos, os gestores devem assumir o controle de diversos processos de direção e organização da instituição de ensino.

Com tantas responsabilidades, os gestores educacionais precisam lidar com obstáculos quase que diários na administração de colégios, universidade e faculdades.

Conheça a seguir os maiores desafios da gestão educacional em tempos de constantes mudanças na sociedade e nas formas de aprendizado.  

Os desafios da gestão educacional

A gestão educacional é composta por seis pilares agrupados em categorias, que abrangem diferentes processos de otimização das tarefas de uma instituição de ensino. 

  1. Gestão pedagógica;
  2. Gestão administrativa;
  3. Gestão financeira;
  4. Gestão de pessoas;
  5. Gestão da comunicação;
  6. Gestão de tempo e eficiência de processos.

Através desses pilares, a gestão educacional consegue focar em cada área separadamente, visando alcançar melhores resultados na estrutura da instituição e em sua qualidade de ensino. 

Contudo, cada um dos pilares apresenta obstáculos relacionados ao seu setor de atuação. 

Confira quais são os maiores desafios que a gestão educacional enfrenta quando se trata das áreas administrativas, financeira e de pessoas. 

Gestão administrativa

  • Estrutura da instituição: um ambiente escolar bem organizado e seguro, tanto para alunos quanto para colaboradores e corpo docente, impacta o cotidiano de todos que frequentam a instituição. O desafio dos gestores neste contexto, é instituir uma cultura de responsabilidade, na qual as pessoas sintam-se responsáveis umas pelas outras e pela segurança dos ambientes escolares como um todo.
  • Materiais e sustentabilidade: Toda instituição de ensino consome grandes quantidades de materiais e recursos, por isso, cabe à gestão administrar esses gastos e garantir um ambiente mais sustentável.  Encontrar maneiras de inserir a sustentabilidade na educação, indo além dos processos de reciclagem e repensando o uso de água e energia elétrica, é um desafio que a gestão educacional tem pela frente.

Gestão financeira

  • Captação de novos alunos: A chegada de novos alunos à instituição é um dos pontos de equilíbrio da gestão financeira. Entretanto, a exigência cada vez mais rigorosa por excelência no ensino e o aumento da concorrência, tornam o processo de captação de alunos um desafio recorrente para a gestão educacional. 
  • Campanhas de rematrículas: Como você conferiu no item acima, captar novos alunos é essencial para a instituição. Porém, a retenção dos estudantes já conquistados talvez seja um fator ainda mais importante. Em épocas de início e final de ano, as campanhas de rematrícula ganham força, criando uma oportunidade para os gestores buscarem feedbacks de alunos e pais quanto ao desempenho da instituição e a satisfação com o ensino. Evitar a evasão escolar em períodos de rematrícula é um desafio e tanto para a gestão educacional.
  • Desempenho financeiro e fluxo de caixa: O desempenho financeiro da instituição abrange diversos aspectos, como a captação e retenção de alunos, o nível de inadimplência, o consumo sustentável dos recursos de infraestrutura (água, luz, materiais didáticos/pedagógico), cuidado com o patrimônio físico (carteiras, salas e ginásios), etc. Para ter um bom controle financeiro e manter o fluxo de caixa saudável, a gestão deve acompanhar regularmente as entradas e saídas (pagamentos, gastos, etc) de maneira organizada e eficaz e projetá-las até o final do período letivo, identificando possíveis necessidades de aportes financeiros e/ou ajustes de custos/gastos.
  • Índice de inadimplência: A falta de pagamento não afeta apenas a gestão financeira da instituição. Em casos de inadimplência, todas as demais áreas também são atingidas. Por isso, para manter as economias fora do vermelho, é necessário voltar às atenções para soluções antecipadas, além de estabelecer um planejamento estratégico para minorar os efeitos da inadimplência.

Gestão de pessoas

  • Formação de coordenadores e professores: Uma equipe docente de qualidade precisa se manter atualizada ao longo dos anos. Afinal, o ensino deve acompanhar o momento do mundo e ser relevante para os estudantes.  Além do currículo dos professores, a gestão deve se atentar à formação dos coordenadores, já que esses profissionais mantém um contato próximo com os professores, com os alunos e com as famílias, representando a voz da diretoria da escola para eles.
  • Motivação do corpo docente: Um segundo desafio relacionado à gestão de pessoas é a motivação do corpo docente. Lidando diariamente com alunos dos mais diferentes perfis, os professores precisam estar emocionalmente preparados para enfrentar os períodos em sala de aula. Nesse contexto, a gestão assume o importante papel de motivar e valorizar o corpo docente.

Como superar os desafios da gestão educacional? 

Como você conferiu, a gestão educacional enfrenta diversos desafios para manter a qualidade de ensino da instituição.

Para superar esses obstáculos, você gestor pode contar com a ajuda da tecnologia para automatizar processos e facilitar a gestão.

O sistema de gestão escolar Mannesoft Prime é a ferramenta ideal para realizar a administração acadêmica e corporativa de colégios, universidades, faculdades e redes de ensino dos mais diversos portes. 

O software auxilia na tomada de decisões, otimiza processos e tarefas, facilita a comunicação da equipe interna e de pais e alunos e muito mais! Conquiste uma gestão completa para sua instituição com a solução Mannesoft Prime.

Para conhecer todos os benefícios que o Mannesoft Prime oferece, entre em contato com nossa equipe especializada.

Leia também