03 de Agosto de 2020

O que muda na rotina da escola durante a pandemia de coronavírus

Com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino online na maioria das instituições, a rotina da escola mudou repentinamente. O calendário escolar foi alterado, as avaliações foram revistas e todos precisaram se adaptar à nova realidade que veio com a pandemia de coronavírus.

A mudança na rotina da escola impactou o processo de ensino e aprendizagem, fazendo com que professores, alunos, pais e gestores precisassem se adaptar aos novos formatos. 

Para isso, a tecnologia tem um papel fundamental para facilitar a gestão escolar e garantir que a escola mantenha suas atividades.

As escolas que já utilizavam sistemas de comunicação, transmissão de conteúdos e gerenciamento das finanças, por exemplo, saíram na frente e conseguiram adaptar suas rotinas em menos tempo.

Com isso, conseguiram mostrar aos pais que estão preparadas para lidar com esta situação e os alunos continuarão aprendendo, mesmo a distância.

Isso ajuda a reduzir a inadimplência, uma preocupação ainda maior em tempos de pandemia, e evitar a evasão escolar de alunos com pais insatisfeitos ou com dificuldades financeiras.

A integração da tecnologia à rotina da escola facilita o trabalho dos professores e gestores, que têm acesso a todas as informações de qualquer lugar. 

Nesse sentido, é possível transmitir aulas, realizar avaliações, comunicar-se com a comunidade escolar, gerenciar o recebimento de mensalidades, pagamento de contas e muito mais.

Como adaptar a rotina da escola durante a pandemia

  • Alunos

A educação a distância demanda maior autonomia e independência do aluno para buscar o próprio aprendizado. 

Por isso, os pais e professores devem auxiliar nesse processo e incentivar que o estudante crie uma rotina de estudos, tenha um lugar adequado para estudar e desenvolva a disciplina necessária para estudar de forma remota.

Se o aluno tiver alguma dificuldade com a metodologia, com alguma ferramenta utilizada pela escola ou mesmo com o conteúdo, é importante que peça ajuda do professor e converse com os colegas que possam ter os mesmos problemas.

A escola também deve manter um canal de comunicação aberto com alunos e professores para realizar possíveis adaptações ao longo do processo.

  • Professores

Depois de alguns meses com as aulas presenciais suspensas, muitos professores estão sentindo-se sobrecarregados com o excesso de tarefas e as adaptações exigidas neste momento. No entanto, é importante manter a calma para lidar com a mudança de rotina e os imprevistos.

Além disso, muitos docentes estão tendo a primeira experiência com educação a distância e precisam reinventar seus métodos e formas de dar aula. 

Por isso, é importante lembrar que dar aulas online não é a mesma coisa que dar aulas presenciais e os alunos têm níveis de atenção diferentes nos dois ambientes.

A organização, planejamento das aulas e interação com os estudantes tornam-se ainda mais importantes neste momento.

Portanto, os professores devem procurar ferramentas que ajudem a engajar os alunos nas atividades e estejam dispostos a compartilhar experiências com os colegas, coordenadores pedagógicos e alunos para encontrar o modelo mais adequado para todos.

  • Gestores

O papel do gestor escolar intensificou-se durante a pandemia e surgiram novos desafios para manter a instituição de ensino funcionando. 

Para isso, lembre-se que é fundamental manter a comunicação com todos os membros da comunidade escolar, sendo transparente com relação aos problemas enfrentados pela escola e as possíveis soluções.

Além disso, o gestor deve implementar medidas de redução da inadimplência, como reforço de lembretes de pagamento, concessão de descontos (sem prejudicar o fluxo de caixa da instituição), entre outras atividades que tornam possível um ensino de qualidade.

Para isso, contar com um sistema de gestão escolar é fundamental. 

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