05 de Agosto de 2020

Gestão educacional: como melhorar a produtividade dos professores?

A gestão de uma instituição de ensino envolve diversas atividades, desde a comunicação com os pais e alunos até o gerenciamento das finanças. Nesse sentido, uma gestão educacional eficiente também deve ficar atenta às atividades pedagógicas, oferecendo as condições necessárias para melhorar a produtividade dos professores.

Com uma instituição de ensino organizada e utilizando as ferramentas adequadas, é possível não apenas aumentar a produtividade dos professores, mas também estimular o desenvolvimento dos alunos. Confira algumas dicas que os gestores podem colocar em prática para dar suporte e facilitar o trabalho dos docentes:

1. Utilize indicadores de performance dos professores

O primeiro passo para aumentar a produtividade dos professores é realizar uma avaliação do cenário atual da instituição de ensino para avaliar quais os pontos que devem ser melhorados.

Alguns indicadores de desempenho que podem ser utilizados são cumprimento de horários, participação em reuniões, conhecimento do conteúdo, relacionamento com os alunos e planejamento das aulas, por exemplo.

Para isso, o gestor pode utilizar um sistema de gestão educacional que centraliza todas essas informações em um só lugar e permite o acompanhamento em tempo real. 

Com os relatórios em mãos, é possível tomar decisões estratégicas para tornar a instituição de ensino cada vez melhor e mais voltada às necessidades das pessoas envolvidas na rotina escolar.

2. Dê autonomia para o professor

Criar um ambiente agradável e cooperativo é fundamental para que os profissionais desempenhem suas funções da melhor maneira possível. 

Para isso, a instituição de ensino deve incentivar que os professores tenham autonomia com relação ao método de ensino e à execução do Projeto Político Pedagógico (PPP). Ao permitir que os docentes decidam como realizar avaliações, trabalhos e projetos em suas disciplinas, o gestor contribui para deixá-los mais motivados e produzirem mais. 

3. Ofereça boas condições de trabalho para melhorar a produtividade dos professores

Um profissional com excesso de trabalho fica sobrecarregado e cansado a maior parte do tempo, o que afeta seu desempenho em sala de aula. 

Por isso, é fundamental que a instituição tenha uma carga horária adequada, com momentos de descanso e preparação das atividades, deixando os professores mais motivados e produtivos.

Com um período definido de planejamento e preparação, as aulas têm uma qualidade maior, pois o docente pode otimizar o tempo em sala de aula e tornar o aprendizado mais eficiente, de acordo com as características de cada turma.

4. Insira metodologias inovadoras na instituição de ensino

Uma gestão eficiente está sempre atenta às novidades e buscando novas formas de melhorar o ensino e aprendizado dentro da instituição.

Portanto, incentivar a utilização de metodologias inovadoras de ensino, como design thinking ou protagonismo do aluno, por exemplo, coloca o professor no papel de mediador e contribui para a sua motivação.

Dessa forma, é possível aproveitar o conhecimento e melhorar o desempenho tanto dos professores quanto dos alunos, que têm maior controle sobre o próprio processo de aprendizado.

5. Utilize a tecnologia para a gestão educacional

Assim como as ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas em sala de aula para melhorar o aprendizado, existem diversos recursos que facilitam a gestão escolar como um todo.

Como você viu, os indicadores de desempenho ajudam a traçar o cenário da instituição de ensino e colocar em prática novas formas de tornar os professores mais produtivos.

Com um sistema de gestão escolar, como o Mannesoft Prime, você tem acesso a todas as informações corporativas e acadêmicas em tempo real. O sistema, que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, ajuda os gestores a tomarem decisões mais estratégicas para a instituição.

Entre em contato conosco e descubra como o software ajuda a melhorar a produtividade dos professores, organizar a gestão financeira da sua instituição, reduzir a inadimplência e muito mais.

Leia também