24 de Fevereiro de 2020

Evasão escolar: como identificar a possível saída do aluno e o que fazer para evitá-la

Escolas públicas e privadas, de ensino básico ou superior, têm um desafio em comum para enfrentar: a evasão escolar. Esse problema cresce a cada ano, apesar dos esforços de gestores, professores e governo, por isso deve ser combatido no dia a dia com uma série de medidas para incentivar os alunos a continuarem frequentando as aulas.

A evasão escolar é mais frequente nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, justamente quando o aluno está passando pelas transformações físicas e emocionais da adolescência. Segundo uma pesquisa feita pela FGV, os principais motivos da evasão escolar no Brasil são:

  • Falta de interesse;
  • Necessidade de trabalho e geração de renda;
  • Dificuldade de acesso à escola.

No entanto, os alunos não abandonam a escola de uma hora para outra. Existem alguns indícios de que a criança ou adolescente está perdendo o interesse nas aulas e pode não realizar a matrícula no próximo ano, como:

  • A atenção do aluno em sala diminui drasticamente, ficando alheio ao que acontece ao seu redor;
  • O aluno deixa de fazer os deveres de casa, trabalhos extraclasse e pesquisas complementares ao tema da aula;
  • As faltas se tornam cada vez mais frequentes;
  • A falta de motivação do estudante fica evidente ao participar de trabalhos em grupo e discussões sobre temas da aula.

Os professores devem estar sempre atentos às atitudes dos estudantes e avisar o pedagogo das ausências assim que notarem uma mudança de comportamento. A equipe pedagógica, por sua vez, deve entrar em contato com a família do aluno e procurar entender os motivos que podem causar o abandono dos estudos – e atuar para combatê-los.

Como evitar a evasão escolar?

O abandono escolar não acontece repentinamente e, antes de efetivamente parar de frequentar a escola, o aluno dá diversos sinais de que já não está satisfeito com a instituição. Confira algumas dicas para evitar a evasão escolar e melhorar o ambiente da sua escola:

  • Identificar o que pode ser melhorado na escola

O primeiro passo para evitar que os alunos abandonem os estudos é mapear o que precisa ser melhorado na escola, seja infraestrutura, capacitação continuada dos docentes, métodos de gestão ou outros aspectos. Essas informações podem ser usadas como ponto de partida para elaborar um diagnóstico completo da instituição e buscar entender os motivos pelos quais os alunos estão desinteressados. 

  • Acolher os alunos

Além da falta de motivação, muitos alunos acabam abandonando os estudos por motivos externos, como bullying, problemas de saúde, dificuldade financeira ou outros problemas em casa. Principalmente em casos de maior vulnerabilidade, é preciso estar atento ao comportamento e rendimento do aluno na escola. 

Se ele começar a tirar notas baixas, diminuir a frequência ou ter mudanças de comportamento (ficar apático, agressivo ou indisciplinado, por exemplo), é importante intervir e procurar entender os motivos antes de o aluno efetivamente abandonar a escola. 

  • Manter canais de comunicação com os pais

Sem a participação dos pais ou responsáveis, é ainda mais difícil conseguir que o aluno frequente as aulas. Por isso, é importante que a escola mantenha um canal de comunicação e, se necessário, tenha uma conversa direta com o responsável pelo aluno pedindo sua colaboração para evitar que o jovem desista dos estudos.

  • Tornar as aulas mais atrativas

Muitos jovens perdem o interesse na escola por não verem a aplicação prática do que está sendo ensinado. Por isso, é importante que a escola revise sua proposta pedagógica e a distribuição das disciplinas para identificar o que pode ser melhorado, com o objetivo de tornar as aulas mais atrativas. 

Projetos especiais, atividades extraclasse, trabalhos em grupo, excursões e gincanas, por exemplo, possibilitam momentos de interação e uma troca mais informal entre alunos e professores. Além disso, é possível mostrar como o conteúdo que está sendo ensinado pode ser relevante para o aluno e quais suas aplicações na vida cotidiana. 

  • Utilizar a tecnologia para facilitar o aprendizado

Os alunos de hoje já cresceram com facilidade de acesso à internet e estão habituados a usar a tecnologia no dia a dia. Nesse cenário, o modelo tradicional de ensino e aprendizagem se torna maçante e eles acabam perdendo o interesse. 

No entanto, existem diversas ferramentas e métodos de ensino que utilizam a tecnologia para apoiar o ensino e ajudar a reduzir a evasão escolar. Alguns softwares e sistemas de gestão, como o Mannesoft Prime, também oferecem recursos que facilitam o trabalho de professores e gestores.

A principal vantagem do Mannesoft Prime é facilitar a coleta e organização dos dados da instituição, incluindo as notas e índices de frequência dos alunos. Dessa forma, os gestores têm uma visão ampla e detalhada a partir de dados e gráficos em tempo real.

Para conhecer outras funcionalidades do Mannesoft Prime que ajudam a reduzir a evasão escolar, entre em contato e encontre a solução completa para a gestão educacional e administrativa da sua instituição de ensino.

 

Leia também