15 de Junho de 2020

Coronavírus: como reduzir os impactos na educação

Da Educação Infantil à Pós-Graduação, a pandemia do coronavírus teve um grande impacto sobre a educação em todo o mundo. Milhões de estudantes que estavam matriculados no ensino presencial passaram a estudar em casa. Da mesma forma, professores e gestores precisaram adaptar seus métodos para a educação a distância.

A pandemia do coronavírus causou uma crise sem precedentes e gerou inúmeros impactos na educação e em diversos setores da economia mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mais de 1,5 bilhão de estudantes foram afetados pela pandemia em todo o mundo. 

O número representa 87% da população mundial de estudantes de escolas e universidades que tiveram suas aulas presenciais suspensas. 

No Brasil, instituições de ensino públicas e particulares estão fechadas desde março. No entanto, professores, gestores e outros profissionais continuam trabalhando junto com as famílias para garantir o aprendizado dos alunos.

Medidas para reduzir os impactos do coronavírus na educação

Diversos órgãos municipais, estaduais e federais estão buscando alternativas para que os estudantes possam continuar aprendendo mesmo com a suspensão das aulas presenciais. Para isso, muitas escolas estão investindo na tecnologia para realizar atividades a distância, ao vivo ou gravadas, e continuar avançando com os conteúdos para cada faixa etária.

Algumas medidas colocadas em prática pelo Ministério da Educação (MEC) foram:

  • Novas diretrizes para a pandemia

Em abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma série de diretrizes para a Educação Básica e o Ensino Superior durante a pandemia. A principal medida foi a autorização para que as escolas possam distribuir a carga horária em um período diferente dos 200 dias letivos previstos em lei.

Além disso, o órgão sugeriu a utilização de atividades não presenciais para cumprir a carga horária, assim como períodos de férias, recesso escolar do meio do ano, sábados e outras alternativas para reorganizar o calendário escolar.

  • Formatura antecipada

Entre as medidas do MEC para alunos da área de saúde, está a autorização para que estudantes de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia poderão se formar ao concluir 75% do internato ou do ensino curricular obrigatório. 

Com isso, o objetivo é aumentar a quantidade de mão de obra no país e reforçar o atendimento ao coronavírus e outras doenças na rede de saúde.

  • Flexibilização do EAD

Para evitar a interrupção completa das atividades acadêmicas, o governo flexibilizou a utilização da educação a distância (EAD) para o sistema federal de ensino. Dessa forma, as disciplinas presenciais podem ser substituídas por aulas que utilizam a tecnologia para garantir o ensino e o aprendizado.

Além disso, muitas instituições de ensino particulares também estão utilizando o modelo de EAD para adaptar seu planejamento e continuar ministrando as aulas por meio de tecnologias acessíveis.

O papel do gestor escolar em tempos de pandemia

A pandemia afetou diversos setores da economia e com a educação não foi diferente. Muitos professores estão tendo o primeiro contato com a modalidade de ensino a distância e a instituição precisa adaptar seus métodos para atender às necessidades de alunos e docentes.

Nesse momento de incerteza, é importante manter uma comunicação próxima entre a instituição de ensino e os alunos para estreitar os vínculos e garantir que toda a equipe esteja alinhada.

Além disso, nesse período, o crescimento da inadimplência é uma das maiores preocupações dos gestores escolares. Para controlar o recebimento das mensalidades e oferecer novas formas de pagamento, é fundamental contar com um software completo de gestão escolar, como o Mannesoft Prime.

Uma das principais vantagens do sistema é facilitar o gerenciamento do setor administrativo e financeiro da instituição de ensino. O Mannesoft Prime pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet e reúne em um só lugar todas as informações de cobranças, recebimentos, vencimento de contratos e muito mais.

O software também pode ser integrado a outros sistemas e facilita a gestão EAD da sua instituição de ensino. Assim, com o auxílio da tecnologia, o gestor escolar pode reduzir os impactos da pandemia do coronavírus na educação. Entre em contato conosco e agende uma demonstração.

Leia também