20 de Dezembro de 2019

Como as bolsas de estudo ajudam no crescimento da instituição de ensino?

O crescimento de uma instituição de ensino depende de diversos fatores e ações que devem ter como base uma estratégia bem estruturada. Uma das formas de incentivar o desenvolvimento de uma escola ou universidade é oferecer bolsas de estudo, prática que traz benefícios para os alunos e a instituição de ensino.

Com a competição acirrada entre instituições, o valor da mensalidade pode ser um fator decisivo para os alunos realizarem a matrícula. Ao oferecer bolsas de estudo, é possível captar alunos que não têm condições de arcar com o custo integral da mensalidade e, com isso, contribuir para o crescimento da instituição.

Conheça os benefícios de oferecer bolsas de estudo na sua instituição de ensino:

Promover a captação de alunos

A captação de alunos é uma das principais formas de incentivar o desenvolvimento da sua escola ou universidade, por isso é preciso ter uma estratégia para não gerar prejuízos financeiros. Assim, diante da crise financeira e da concorrência entre instituições, o fornecimento de bolsas de estudo pode ser o diferencial para os alunos escolherem onde fazer a matrícula.

As bolsas podem cobrir parcial ou integralmente o valor da mensalidade, dependendo das políticas internas da instituição. Dessa forma, o programa de bolsas e descontos pode ser determinado de acordo com a capacidade de cada estudante, permitindo que maior número de pessoas tenha acesso a um ensino de qualidade sem colocar em risco a saúde financeira da organização.

Estimular a retenção de alunos e o preenchimento de turmas

A retenção dos estudantes matriculados é tão importante para o crescimento de uma instituição de ensino quanto a captação de novos alunos. Por isso, manter a mensalidade a um valor acessível é uma das ações que fazem parte das estratégias para incentivar os alunos a continuarem renovando a matrícula.

Além disso, para garantir a viabilidade financeira da instituição é importante que as turmas estejam preenchidas, sem deixar vagas sobrando. Nesse sentido, não adianta atrair apenas alunos que irão pagar o valor integral da mensalidade se as turmas tiverem carteiras vazias. Ao oferecer bolsas de estudo, é possível completar turmas e garantir uma fonte de receita constante, mesmo que o valor seja menor.

Para garantir o sucesso dessas ações, é importante definir uma estratégia para não causar prejuízos para a instituição. 

Reduzir a inadimplência e a evasão escolar

O aspecto financeiro é uma das maiores causas de insatisfação dos alunos com suas instituições de ensino, por isso oferecer bolsas de estudo é uma forma de manter os alunos matriculados e satisfeitos com o local. As bolsas também contribuem para que os alunos se sintam mais valorizados, evitando casos de evasão e facilitando a gestão escolar.

Deixar a mensalidade a um valor acessível e oferecer facilidades na hora de pagar são medidas que contribuem para que o pagamento seja realizado sempre em dia, incentivando o desenvolvimento da instituição de ensino. 

Aumentar o faturamento da instituição

Pode parecer contraditório dizer que as bolsas e descontos na mensalidade ajudam a aumentar o faturamento, já que a instituição não irá receber o valor integral mensalmente. No entanto, oferecer bolsas de estudo contribui para que as turmas estejam sempre cheias e para otimizar os recursos aplicados na manutenção do local.

Manter o valor das mensalidades muito alto aumenta o risco de inadimplência, enquanto a implantação de um programa de bolsas é uma forma de garantir uma fonte de renda recorrente que pode ser usada para os gastos periódicos da instituição. 

Além disso, as bolsas de estudo aumentam a fidelização e podem ser usadas na divulgação para atrair novos alunos e incentivar o crescimento da instituição.

É importante destacar que antes de oferecer bolsas de estudo, descontos e outras facilidades de pagamento é preciso ter uma estratégia para não comprometer o lucro da instituição de ensino. Por isso, o valor da mensalidade deve incluir uma margem de negociação para garantir a efetividade das ações.

O Mannesoft Prime realiza a gestão acadêmica e corporativa e oferece uma solução completa para colégios, redes de ensino, faculdades e universidades. Com o software, é possível gerenciar eficazmente suas receitas para que as bolsas de estudo não comprometam o crescimento da instituição. Para saber sobre as suas funcionalidades, entre em contato com nossos consultores.

Leia também