17 de Julho de 2020

A importância das métricas financeiras para combater a inadimplência escolar

A inadimplência escolar é um dos maiores desafios dos gestores, já que a redução da receita impacta desde a realização de melhorias na infraestrutura da escola até o pagamento dos funcionários. Para combater esse problema, é importante analisar as métricas financeiras da instituição e garantir o equilíbrio das contas.

O combate à inadimplência escolar é especialmente importante em períodos de crise e instabilidade econômica, como o que estamos vivendo atualmente. Neste cenário, a gestão escolar precisa ser ainda mais cuidadosa e investir na comunicação com os pais e alunos para evitar a evasão escolar.

Assim, com as métricas financeiras adequadas, é possível fazer uma análise recorrente das finanças da instituição de ensino e viabilizar a execução do planejamento. 

A partir desses dados concretos, o gestor escolar pode analisar as ações que foram ou não bem-sucedidas, de forma que a escola cresça de maneira saudável e contínua.

Métricas financeiras para reduzir a inadimplência escolar

Para reduzir o impacto da inadimplência escolar é preciso ficar atento aos primeiros sinais para evitar que os pais ou os próprios alunos não paguem a mensalidade. Confira as métricas financeiras mais relevantes para analisar o cenário financeiro da instituição de ensino:

  • Custo de serviço por aluno

O custo de serviço por aluno é o quanto a escola gasta para oferecer seus serviços a cada aluno por um determinado período (mensal, anual ou semestral, por exemplo). 

Esse valor inclui os salários dos professores e funcionários, materiais escolares, tecnologias disponíveis na escola, gastos com infraestrutura, despesas mensais da instituição, entre outros.

Para calcular o custo de serviço por aluno, é preciso somar o custo total dos gastos para manter a instituição de ensino funcionando e dividir pela quantidade de alunos matriculados. 

A partir desse número é possível analisar se o valor da mensalidade consegue cobrir as necessidades básicas da escola, além de estabelecer uma margem para oferecer descontos em negociações com os inadimplentes.

  • Total de bolsas e descontos oferecidos

Muitas escolas oferecem descontos progressivos para incentivar o pagamento da mensalidade na data correta, assim como oferecem bolsas a alunos com dificuldades financeiras. 

No entanto, antes de oferecer essas soluções, é importante que os números estejam dentro de um limite aceitável para que a instituição não perca receita.

Por isso, é importante analisar a métrica financeira que indica quantos alunos receberam bolsas e descontos e qual o valor total. Dessa forma, o gestor pode calcular o índice de inadimplência e criar estratégias eficientes de captação e retenção de alunos.

  • Índice de inadimplência da instituição

O índice de inadimplência é a métrica que mostra de maneira objetiva quanto a escola está perdendo com os pagamentos em atraso. Esse valor mostra o percentual de receita perdida, e não o número de alunos inadimplentes. 

Portanto, para calcular o índice de inadimplência, é preciso dividir o valor total de mensalidades não pagas pelo valor total de mensalidades cobradas.

Com isso, o gestor tem um valor percentual para monitorar e identificar os primeiros sinais de alerta antes que a inadimplência torne-se um problema grave.

Como um sistema de gestão escolar ajuda na análise das métricas financeiras

Para gerenciar essas métricas e facilitar a gestão financeira da instituição de ensino, é fundamental contar com um sistema que centraliza todas as informações em um só lugar. 

Com o Mannesoft Prime, o gestor controla e executa o planejamento financeiro com o módulo corporativo, além de administrar toda a parte acadêmica no mesmo sistema.

O Mannesoft Prime tem diversas funções que facilitam o controle da inadimplência, como o dashboard em tempo real com todas as informações financeiras da instituição. 

Além disso, o sistema permite o gerenciamento do fluxo de caixa, das contas a pagar e a receber, o agendamento e pagamento bancário eletrônico e muito mais.

O sistema também disponibiliza a ficha financeira dos alunos, mostrando quais mensalidades não foram pagas. Com esses dados, a instituição pode investir em novas estratégias de relacionamento e evitar a evasão escolar, outra preocupação constante dos gestores.

Dessa forma, o gestor tem todas as informações necessárias para avaliar a concessão de bolsas e descontos e tomar decisões estratégicas. Agende uma demonstração e confira a melhor maneira de utilizar métricas financeiras para combater a inadimplência escolar.

Leia também